O Show! Não me lembro a hora, mas já era tarde quando a grande atração da noite começou a tocar. Sim, o Iron Maiden. Eu não me contive de tanta euforia e comecei a pular como um louco, pois a banda que eu mais amava ali, bem pertinho de mim (não tão perto assim, shit!). Em 2000 eu comprei um Bootleg do show "Dynamo 2000" e nele tinha todas as músicas que seriam tocadas no Rock In Rio, então eu sabia todo o set. Aquele, sem dúvida, foi um dos dias mais felizes da minha vida, ver a banda tocar velhos clássicos e músicas do, até então, mais recente trabalho de estúdio, "Brave New World" era, para mim, algo quase impossível de acontecer - Chegando em Goiânia comprei mais CDs, DVDs, camisetas, vinis e alguns anos depois fiz uma tatuagem do Eddie nas costas. E adivinhe qual é a foto? A capa do "Fear Of The Dark Live", onde Steve Harris foi transformado no Eddie. Perfeito!
- Outro fato engraçado aconteceu quando fomos para casa após o show. O bairro onde estávamos é na periferia do Rio, então o cuidado tinha que ser redobrado, e ao descer do ônibus fizemos um pequeno percurso a pé, acho que eram aproximadamente 500, 600 metros. Durante a caminhada avistamos alguns meliantes parados e conversando em uma esquina, bem próximo ao nosso destino. Eles vieram em nossa direção, e como eu estava com uma camiseta do Maiden eles começaram a gritar: "Maiden, Maiden, Maiden", então fiz o sinalzinho do tinhoso para tentar agradá-los, mas não consegui. Um deles deu um nó em uma camiseta e veio rodando ela em minha direção e quando ele acertou aquilo nas minhas costas começamos a correr. O engraçado é que meu primo é mais baixo que eu, mas ele correu tão rápido que achei que era o "Ligeirinho" tava passando por mim (hahahaha), quando percebemos já estávamos dentro de casa contando o que havia acontecido. Até hoje quando a família se reune essa história é lembrada (hahaha).
Ao final da "Brave New Tour" ou a "Metal 2000" (como foi apelidada na Europa), a banda fez uma pausa e em 2002 fizeram dois ou três shows em benefício ao Cliv Burr (ex-baterista que tocou com a banda nos três primeiros álbuns). Depois a banda lançou o CD e DVD gravado ao vivo no Rock In Rio III, em seguida veio o caixão "Eddie's Archive", que veio com raridades, b-sides e um show da turnê do "The Number Of The Beast", o "Beast Over Hammersmith", dentre outras coisas mais. Infelizmente não comprei, pois o preço estava bem salgado.
Em 2003 lançaram "Dance Of Death". A turnê desse disco passou pelo Brasil em Janeiro de 2004 e se me lembro bem, na época não pude ir ao show por dois motivos: o primeiro foi a falta de grana e o segundo foi pra acompanhar meus amigos do Necropsy Room em um show em Rio Verde, interior de Goiás. Confesso que depois do show de 2004 eu não esperava ver a banda novamente, acho que esse sentimento veio por conta dos boatos que rolavam de que a banda acabaria e tudo mais. O resultado dessa turnê foi o lançamento do CD e DVD ao vivo, "Death On The Road", muito bom por sinal.
Em 2005 foi lançado o DVD "The Early Days", que conta a primeira parte da história do Iron Maiden, entre 1975 e 1983, e veio cheio de raridades, fatos curiosos e marcantes. Mais uma turnê de verão foi agendada para promover o DVD, e dessa vez eles tocaram apenas músicas dos quatro primeiros álbuns, e eu pensava: "poxa, como seria bom ver a banda tocar "Another Life", "Phantom Of The Opera" (Essa eu vi, em 2009 :P)", mas a banda novamente não veio ao Brasil. Alguns vídeos dessa turnê, podem ser vistos no YouTube ou até mesmo serem baixados, completos, pelo e-mule e sites de torrent.
"A Matter Of Life And Death" foi lançado em 2006 e a banda sai novamente em uma turnê mundial, e o legal dessa turnê foi que eles tocaram o disco na íntegra e mais uma vez o Brasil ficou de fora da rota. Mas como nem tudo está perdido, em meados de 2007 a banda anunciou a que lançaria em DVD o histórico show de 1985, "Live After Death", e com ele viria a segunda parte da história da banda e como bônus lançaria também outro show histórico, realizado no Rock In Rio I, em 1985. E com o esse lançamento sairia em mais uma turnê de verão, a atual "Somewhere Back In Time Tour".
Pouco depois de divulgarem os detalhes sobre o novo DVD que seria lançado, foi divulgado também a agenda de shows, e dessa vez o Brasil estava na rota, para minha felicidade e de muitos amigos também. Afinal, a banda tocaria apenas músicas dos anos 80 (exceto, "Fear Of The Dark" que é de 1992).
Em Março de 2008 a "SBITT" chega ao Brasil e dessa vez não perdi a oportunidade. Fiz uma excursão para levar amigos que não tinha como ir e com isso fiz novos amigos também. Foi uma viagem bem tranquila de Goiânia a São Paulo, tirando um pequeno imprevisto com o ônibus. O show em São Paulo foi realizado no estádio Palestra Itália, onde haviam pelo menos 40,000 pessoas. O show foi simplesmente ótimo, a banda tocou vários clássicos dos anos 80 e consegui, além de ver a banda bem de perto, ver uma das músicas da banda que mais gosto, "Rime Of The Anciente Mariner" do álbum "Poweslave". Aquela foi uma emoção única pra mim e quando o Bruce disse que voltaria no ano seguinte eu novamente fiquei na dúvida, será?! Mas resolvi esperar.
Foi ai que, em Outubro de 2008 a banda anuncia a última parte da "Somewhere Back In Time Tour", que passaria novamente pelo Brasil, só que dessa vez indo a outros lugares e tocando para um público duas ou três vezes maior, a minha expectativa com esses shows foram tão grandes que (não só eu, mas muitos) pensaram que a banda poderia vir para Goiânia, mas infelizmente ainda não temos produtores que consiga tal façanha. Então Brasília foi à cidade do Centro-Oeste escolhida.
20 de Março foi o dia marcado para a apresentação histórica na capital federal, e nas primeiras divulgações o show seria em um tal de Brasília Camping (por mais que eu conheça Brasília, eu não tinha nenhuma noção de onde seria esse lugar), mas logo foi transferido para o Estádio Mané Garrincha. Ainda bem!
Depois de um pequeno sofrimento pra comprar o ingresso, que estava bem caro, o grande dia chegou. Acho que fiquei mais empolgado para esse do que os outros dois shows que fui, não sei como explicar isso, mas algo me dizia que o show e aquele fim de semana seriam inesquecíveis, e foi.
Saímos de Goiânia por volta de 14:00 horas e seguimos viagem. Fui com meu grande amigo Murilo Ramos e ficamos hospedados na casa de outro amigo, o hoje Vereador Henrique Arantes. Chegando a Brasília deixamos nossos carros na porta do prédio onde estávamos e seguimos para o estádio (que era bem perto) de taxi, pois o sol estava simplesmente infernal. Chegamos ao estádio e logo encontramos com vários amigos de Goiânia e fomos tomar nossa vodka no acesso a pista premium, pois não podíamos entrar com a garrafa, claro. Depois de tomarmos nossa vodka, conversar e tirar fotos, resolvemos entrar. A fila, por incrível que pareça, não existia, então não tivemos nenhuma dificuldade para entrar. O estádio não estava muito cheio quando entramos, mas já tinha um bom público e pouco tempo depois já estava praticamente lotado.
Para ler a resenha do show com todos os detalhes clique no link: http://undermetalblog.blogspot.com/2009/03/resenha-show-iron-maiden-brasilia.html
Depois do show encontramos outros amigos do lado de fora do Mané Garrincha, trocamos mais idéias e fosmos embora descansar, pois o dia seguinte seria bem corrido também. Que dia!
Continua...